#01 - Os Primeiros Documentários 1900-1920
1900-1920
Não sou especialista em cinema, apenas um fã desse gênero e, por isso, o conceito do que seria um documentário não me atormenta o sono. Contudo, pensei em várias formas de iniciar a primeira postagem do blog e nada melhor do que trazer um pouco do seu surgimento e do que é compreendido enquanto "documentário".
Em poucas palavras e sem muito viés teórico, esse gênero pode ser definido enquanto uma produção cinematográfica que representa a realidade ou uma realidade de determinado ponto de vista ou pontos de vista. Nesse sentido, apesar de ser uma expressão de uma não-ficção, carrega em si um grande tom de subjetividade, pois a história é contada através de uma (ou mais) perspectiva(s).
E conforme mencionei anteriormente, não buscarei tanto em tratar questões teóricas ou conceituais acerca do gênero, mas apenas apresentar nesse momento inicial um pouco do seu surgimento e algumas importantes primeiras obras.
Antes de serem estabelecidos parâmetros para os documentários, algumas produções foram entendidas dessa forma, contudo, traziam um viés fictício, com performances encenadas ao invés de serem documentadas enquanto aconteciam.
1) Moscow Clad in Snow é um curta documental mudo de 1909 sobre o inverno de Moscou e foi dirigido por Joseph-Louis Mundwiller.
Comentários
Postar um comentário